Na tarde desta quinta-feira (03/07), representantes da CONTEC reuniram-se com a CAIXA para conhecer em detalhes o Programa CAIXAVerso e tratar de temas sensíveis que vêm gerando grande repercussão entre os empregados, como o novo modelo de trabalho remoto, os boatos sobre reestruturações, a insatisfação com a PLR 2024 e a situação do Saúde Caixa.
- Programa CAIXAVerso: capacitação para o bancário do futuro
O programa CaixaVerso é uma iniciativa de capacitação gamificada que busca preparar os empregados para os desafios da transformação digital. Estruturado em três etapas — básica, intermediária e avançada (imersão) —, o programa oferecerá 7 mil vagas iniciais para a etapa básica, com previsão de início da imersão em setembro. As trilhas formativas incluem temas como inteligência artificial, automação, dados e UX design.
A CONTEC pontuou preocupações com a falta de tempo para estudos dentro da jornada, especialmente no caso de mulheres com jornada dupla, além da restrição à participação de empregados em ressarcimento por cursos anteriores — mesmo quando os valores estão sendo quitados em folha. A Caixa se comprometeu a avaliar mudanças no edital. - Trabalho remoto: transição sob críticas
Dirigentes da CONTEC manifestaram forte preocupação com a redução do trabalho remoto e o impacto negativo da subjetividade nas decisões dos gestores. A nova regra prevê que empregados sem cargo de chefia possam atuar até 3 dias em home office, mas a decisão final continua a cargo do gestor imediato.
A representação Caixa informou que o novo manual normativo será publicado em 04/07 e garantiu que algumas exceções serão mantidas, como:
– Unidades criadas para operar remotamente
– Empregados selecionados em PSI com previsão de trabalho remoto
– Projetos estratégicos ou com conhecimentos específicos
– Unidades da VITEC, a critério do gestor
A CONTEC solicitou que o ano de 2025 seja considerado um período de transição, com respeito aos acordos prévios dos empregados — como passagens compradas e consultas médicas —, e cobrou a padronização mínima da política, de forma mais objetiva e transparente. - Boatos sobre reestruturação, caixas e tesoureiros
Foram relatados casos de caixas e tesoureiros deslocados para o autoatendimento e outras atividades que denotam o desvio de função desses empregados. A CONTEC alertou que esse tipo de prática reforça boatos de reestruturação silenciosa, gerando insegurança.
A Caixa admitiu que há estudos em andamento sobre novas formas de atendimento e redução da atividade numerária, mas negou haver, até o momento, um plano de reestruturação consolidado.
Como encaminhamento, a CAIXA aceitou a proposta da CONTEC de instituir um Grupo de Trabalho (GT) Bancários do Futuro para Discussão de temas como a transformação digital do setor bancário, o impacto da automação e da inteligência artificial nas atividades bancárias, e a crescente personalização do atendimento ao cliente por meio do uso de dados. Esse GT já deve ter o início de suas atividades no mês de julho. - PLR 2024: judicialização e pedido de reabertura do diálogo
A CONTEC reiterou a insatisfação com o não pagamento de uma remuneração base completa na PLR referente ao exercício de 2024, especialmente entre os gestores, engenheiros e advogados. O tema já foi judicializado pela entidade, mas os dirigentes defenderam que a negociação deveria ser retomada, para evitar novo conflito.
A Caixa afirmou que, devido à ação judicial em curso, a área de pessoas da CAIXA está impossibilitada de retomar o tema no momento, mas garantiu que o registro das preocupações será levado à direção da empresa. - Saúde Caixa
A reunião foi encerrada com um apelo unificado da CONTEC para que a empresa priorize, com transparência e urgência, a discussão sobre o Saúde Caixa. Os representantes alertaram que a situação preocupa empregados ativos e aposentados, e cobraram abertura imediata da negociação.
Atendendo à demanda, Karen anunciou que a primeira mesa de negociação sobre o Saúde Caixa será realizada, provavelmente, no dia 16 de julho. A CONTEC reforçou seu interesse em garantir a sustentabilidade, a qualidade e a longevidade do plano.
“Uma reunião produtiva onde pudemos garantir reunião de negociação nos temas de Saúde Caixa e restruturação, e ainda apresentar as insatisfações dos empregados com o novo modelo de trabalho remoto e pagamento de PLR” afirmou Willian Louzada coordenador da Mesa de Negociação CONTEC CAIXA.
Fonte : www.contec.org.br
Sindicato dos Bancários de Jaú e região, sempre trabalhando para oferecer o melhor para você bancário associado!