A assembleia virtual realizada no dia 21 de maio, aprovou com ampla maioria, o Acordo Coletivo de Trabalho da Participação Complementar dos Resultados (PCR) para os anos de 2025 e 2026 no Banco Itaú. A votação foi conduzida pela Federação dos Empregados em Estabelecimentos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb SP/MS) e seus sindicatos filiados, que orientaram o voto favorável à proposta.
O Sindicato de Jaú, teve aprovação do acordo de 100% votos e 73% de participação dos empregados associados.
O pagamento da PCR será feito em setembro de 2025, com reajuste de 6,25%, referente ao INPC de março (5,25%) acrescido de 1% de aumento real. Os valores variam conforme a rentabilidade (ROE) do banco:
•ROE até 22,1%: R$ 3.908,05
•ROE acima de 22,1%: R$ 4.096,42
Para 2026, o reajuste seguirá o índice definido na Campanha Nacional da categoria e manterá as mesmas faixas de ROE.
“A aprovação do acordo da PCR é resultado da articulação do movimento sindical, que mantém diálogo constante com o banco para garantir avanços econômicos concretos para os trabalhadores. Agora, fica pendente a extensão disso para os bancos incorporados. É uma reivindicação antiga que estamos aguardando uma solução do banco, pois os trabalhadores desses bancos não tinham nem a tabela anterior. É importante esse avanço que o banco fez, mas é preciso completar e atender também os incorporados”, afirmou David Zaia, presidente da Feeb SP/MS.
A representante da Federação na COE Itaú, Daniele Miyachiro, destacou o aspecto funcional do acordo:
“O modelo aprovado preserva critérios claros de rentabilidade e garante previsibilidade para os trabalhadores em relação ao pagamento da PCR nos próximos dois anos.”
A Feeb SP/MS reforça seu compromisso com a valorização da categoria e a ampliação de conquistas por meio da negociação coletiva.
Sindicato dos Bancários de Jaú e região, sempre trabalhando para oferecer o melhor para você bancário associado!
